26/04/2010

O BRASIL É ALVINEGRO


Nesse início de temporada os alvinegros tomaram conta dos principais estaduais pelo Brasil.


Botafogo (já campeão) venceu o primeiro e o segundo turno do carioca, sem que precisasse de mais uma decisão para conquistar o título. O primeiro comandante foi Estevam Soares, que livrou a equipe do rebaixamento no ano passado. A equipe não vinha bem e o "papai" Joel Santana aguardava o convite da primeira equipe (como sempre carioca) para voltar ao futebol, depois de uma passagem pela Seleção africana.
Joel chegou. E onde Joel chega, misteriosamente, o clima muda, e muda para melhor. Joel tem um bom currículo, mas confesso: ainda não sei se é um "papai" ou se é técnico. Certo é que, com Joel a equipe conseguiu encontrar um bom futebol e desbancar Flamengo, Fluminense e Vasco. Com "El Loco" Abreu e Herrera o Botafogo conseguiu atingir seus objetivos, ao menos no primeiro semestre.

Santos (virtual campeão) mostra sem dúvida alguma o futebol mais empolgante do Brasil. O time joga como uma pessoa respira, naturalidade incrível. Lançamentos perfeitos, passes magistrais, dribles que levantam a torcida e deixam os adversários boquiabertos.
A equipe venceu o Santo André de virada, por 3 a 2 no Pacaembu. Teve dificuldades, principalmente no primeiro tempo, onde Neymar num lance que poderia bem ilustrar a Lei de Murphy, saiu com o olho machucado. O jogador será desfalque na partida contra o Atlético (que falaremos mais adiante) no jogo de ida das quartas da Copa do Brasil.

Galo (virtual campeão [2]) exibe nas últimas partidas, um futebol que pouco deixa o adversário jogar. Com o 3-5-2 criou um sistema defensivo sólido, onde o adversário consegue chegar até a intermediária, a partir daí só trocar passes a exemplo do jogo contra o Sport, onde a equipe pernambucana chegou a ter 71% de posse de bola, mas não conseguiu finalizar de dentro da área. Contra o Ipatinga, o técnico Vanderlei Luxemburgo surpreendeu quando voltou a equipe ao seu antigo sistema 4-4-2. Mas no segundo tempo usou novamente a tática que matou o Leão em Recife. E, por isso, acho e espero que o Atlético use esse esquema contra o Santos.
Atlético x Santos: será o duelo do campeão mineiro x o campeão paulista?

Isso só saberemos domingo às 18:00h. O que posso dizer agora é que será um jogaço e que teremos mais de 50 mil pessoas no Mineirão.
O que também posso dizer é que Galo, Santos e Botafogo, são hoje, os "donos da bola" no Brasil. E que suas cores representam a democracia que deveria existir dentro e fora dos estádios. "Alvi e negros" tem de ser tratados igualmente.
Um fato interessante é que o Atlético era a única equipe da capital mineira que aceitava negros entre seus torcedores e jogadores, e teve sua cor tradicional escolhida para mostrar dentro dos gramados, a democracia que o time tinha e tem.
O alvinegro simboliza a diversidade cultural do nosso país e mostra que o futebol é um lugar onde todos são aceitos.
Por isso repito:

O BRASIL É ALVINEGRO!

0 comentários:

Postar um comentário