30/01/2010

Título inédito do esporte brasileiro

Diante de talentos da nova geração em nosso esporte, surge mais um que começa o ano dando orgulho e um belo presente a nós brasileiros. É o alagoano, Tiago Fernandes de apenas 17 anos que parece ser uma das grandes revelações deste ano. Tiago foi campeão juvenil simples do Grand Slam Australian Open na madrugada deste sábado, o que hoje pode ser considerado um dos mais importantes títulos da categoria que, até então nunca havia sido vencido por um brasileiro. Tiago já escreve sue nome na história do tênis brasileiro pela conquista inédita, mesmo se não vingar como grande atleta.
Mas temos que considerar uma situação importante. No Brasil, víamos altos investimento em esportes mais populares como futebol, vôlei, basquete, futsal, enquanto outros eram deixados de lado, e nesses outros incluam o tênis.
Até que num dado momento aparece Gustavo Kuerten para mudar a trajetória do tênis no Brasil.
Com ele, o tênis ganhou mais conhecimento nas classes populares e maior visibilidade no país. Após a conquista dos mais importantes títulos do planeta e com a simplicidade que lhe é peculiar, Guga foi ganhando fãs e admiradores em todo Brasil e pelo mundo.
Aqui, fez com que governos e empresas investissem e apostassem no esporte em busca de grandes talentos como Guga. Infelizmente não achamos, não é fácil.
O tempo passou e como todo ser humano e desportista, Guga teve desgastes físicos o que implicava em graves contusões e impedia o atleta de conquistar mais títulos. O tenista tentava voltar, mas o corpo insistia em não ajudar. Com isso, Guga ganhou esquecimento e o tênis no Brasil também. O investimento que já era pequeno no esporte, quase não se via mais. Tornando-se hoje um esporte pouco acompanhado pelos brasileiros. O que se deve também ao alto custo do esporte que é muito mais apreciado e jogado pelas calsses A e B.
A esperança que se tem é que, agora, com mais um talento do esporte aparecendo aos poucos e com o tênis ganhando mais evidência na mídia, voltem os investimentos de governates e do empresariado, para que assim o Brasil seja também o país do tênis (o que é muito difícil), como é do futebol, do vôlei, futsal...

2 comentários:

Wellington disse...

É difícil mas não impossível!!! Num país tão grande como este é de se admirar que apareça apenas um destaque no tênis!!! Acho que a visão no país paira sobre o repúdio ao que possa parecer ser pobre!!! Se rolasse um glamour sobre o fator fitness no país! E o esporte fosse o caminho, apareceriam mais atletas!!! É como o esporte nos EUA que é coisa marcante nas UNIVERSIDADES!!! Apresentações públicas de esportes, insentivo do governo em infraestrutura e propaganda poderia tornar nosso país em rota turística para os esportístas e olha que OLIMPÍADAS é uma ótima coisa para se fazer isso JÁ no BRASIL!!! =)
Torço para o sucesso de Tiago Fernandes e também pelo seu blog que é muito bom!!!

Visite meu blog também!!! neowellblog.wordpress.com

Abraços!!!

30 de janeiro de 2010 às 20:22
Anônimo disse...

a cada dia estamos conseguido o potencial para esportes que nao somos habituados. Tenis era pouco divulgado e felizmente temos visto alguns que treinam muito e merecem o destaque que ganham.

bom saber que mais um no tenis esta mostrando que brasileiro sabe jogar tenis

30 de janeiro de 2010 às 21:53

Postar um comentário